Uma das maiores preocupações dentro da indústria é a qualidade do ar no ambiente e a poluição atmosférica. É muito importante encontrar ferramentas eficientes para promover um ambiente mais seguro e confortável para todos os colaboradores. Para garantir a redução dos agentes poluentes dentro do ambiente industrial, é imprescindível contar com um sistema de ventilação e exaustão industrial.
A renovação do ar deve ser uma prioridade para os gestores, mas nem sempre a equipe tem o conhecimento necessário para criar um projeto eficiente de ventilação e exaustão industrial e colocá-lo em execução. Por esse motivo, é importante contar com uma empresa especializada e experiente no mercado. Dessa forma, é possível criar um projeto que atenda a todas as necessidades do negócio e consiga entregar um resultado eficiente.
Como funciona esse sistema?
De maneira simplificada, o sistema de ventilação e exaustão industrial busca impulsionar o ar poluído e aquecido para fora do ambiente e substituí-lo por ar limpo. Quando o ar é impulsionado para dentro do ambiente, é através de um sistema de insuflamento, e quando ele é eliminado, é através do sistema de exaustão. Dependendo do tamanho do ambiente, a ventilação natural pode ser insuficiente para garantir a qualidade do ar, e é necessário implementar um projeto de exaustão e ventilação capaz de garantir uma maior qualidade do ar.
Esse projeto deve ser pensado de acordo com as necessidades da empresa e com base no tipo de resíduo, gases ou partículas que são eliminados pelos processos industriais. Para que ele consiga atender às necessidades do negócio e proporcionar um ar mais limpo para os colaboradores, o sistema deve ser dimensionado corretamente.
Seguindo os padrões de engenharia e execução, um sistema de ventilação e exaustão industrial consegue garantir um ambiente seguro, limpo e com um maior conforto térmico para todos os colaboradores. Saber adequar o projeto dentro de todas as especificações e demandas do negócio não é uma tarefa fácil, e por esse motivo, contar com uma empresa especialista pode ser uma estratégia assertiva e inteligente.
Existem alguns cuidados que devem ser tomados desde a criação do projeto até a sua efetiva execução, como:
Dimensionar o projeto corretamente para que ele consiga atender às necessidades da empresa e proteger a saúde dos colaboradores. Um sistema menor do que o necessário pode não garantir a limpeza adequada do ar e causar inúmeros problemas de saúde nos trabalhadores, além de aumentar o risco de incêndios e explosões;
Estudar cuidadosamente o ambiente e calcular as necessidades do sistema de exaustão para que ele apresente o melhor custo-benefício para o negócio;
Realizar a manutenção frequente dos equipamentos que compõem o sistema de ventilação e exaustão industrial. Por estar em constante funcionamento e por ser composto de diversos componentes, a manutenção periódica ajuda a evitar paradas não programadas e garante que o sistema estará sempre disponível para uma troca de ar eficiente.
Pensando nesses aspectos, a alternativa mais inteligente é contar com uma empresa confiável que consiga criar o projeto e colocá-lo em prática dentro do seu negócio, de forma a garantir todos os benefícios que um sistema de ventilação e exaustão pode oferecer. Para isso, conte com a Brandt para oferecer as melhores soluções para o seu negócio!