É comum que, por conta dos processos industriais, partículas diversas sejam emitidas e fiquem em suspensão no ar. Contudo, embora faça parte da realidade de indústrias de diversos setores, esse pó suspenso é um grande risco para a empresa e para os trabalhadores de ambientes industriais.

A poeira combustível é um dos maiores riscos enfrentados pelos gestores da indústria, e ela é muito mais simples do que se imagina. Diferentemente do que se pensa, esse tipo de poeira não é composta apenas por agentes claramente tóxicos ou nocivos. Na maior parte dos casos, esse tipo de poeira é composto por:

· Carvão;
· Polietileno;
· Epóxi;
· Magnésio;
· Alumínio;
· Ferro;
· Borracha;
· Enxofre;
· Açúcar;
· Farinha;
· Entre muitos outros.

Todos esses elementos parecem inofensivos, mas quando em suspensão no ar podem se tornar agentes explosivos e causar um grande perigo para a indústria. Combinado com outros elementos e condições, a explosão causada por essas partículas pode ser de proporções catastróficas, colocando inúmeras vidas em risco.

Para que esse tipo de acidente ocorra, deve acontecer a combinação de fatores distintos, que são: oxigênio, calor (temperatura, fagulha ou centelha) e o combustível (a poeira, no caso). A concentração de poeira em altas quantidades pode gerar uma reação que resulta em um incêndio ou explosão.

É possível prevenir as explosões?

Embora esse tipo de acidente seja um grande risco dentro da indústria, existem alguns cuidados que podem ajudar a eliminar esse tipo de poeira e aumentar a segurança dentro desses ambientes. Veja a seguir:

Limpeza constante

O acúmulo de resíduos é o primeiro passo para favorecer explosões no ambiente industrial. Por essa razão, é de extrema importância proporcionar a limpeza constante das superfícies no chão de fábrica para remover as partículas e resíduos combustíveis. Para isso, é necessário implementar um protocolo de higienização e limpeza que ajude a controlar melhor a quantidade de poeira, que envolve:

· Limpeza frequente de todas as superfícies;
· Utilização de coletores de pó nos equipamentos de forma a reduzir a emissão de partículas no ar;
· Capacitar os colaboradores que estão relacionados de alguma forma com os processos industriais que produzem poeira. É importante conhecer todos os riscos, entender como as explosões acontecem e estabelecer os melhores protocolos para preveni-las.
· Analisar todas as fontes de ignição que podem aumentar os riscos de explosões e incêndios, como fagulhas, superfícies superaquecidas, centelhas e fagulhas. É imprescindível controlar essas fontes para reduzir os riscos de acidentes.

Além de todos esses cuidados, é muito importante que a empresa desenvolva um projeto de exaustão e ventilação industrial. Através desse tipo de recurso, é possível reduzir a concentração de poeira suspensa no ambiente industrial e reduzir os riscos de acidentes dentro da fábrica.

A Brandt possui as melhores ferramentas e soluções para quem busca melhorar a qualidade do ar e trazer mais segurança para os colaboradores. O nosso sistema de despoeiramento vai ajudar na remoção de partículas suspensas do ar e proporciona um ambiente mais saudável e seguro para todos.