IBUTG – Índice de Bulbo Úmido – Termômetro de Globo, é uma sigla muito conhecida entre os profissionais que estão, de alguma forma, ligados à indústria e engenheiros. Porém, muitas pessoas não conhecem essa sigla, e nem o que ela representa nesse meio. Mas trouxemos esse material justamente para te ajudar a compreender melhor do que esse índice trata e como ele é aplicado.
Em qualquer ambiente, a exposição a altos níveis de calor é um problema, contudo, dentro na indústria esse é um aspecto muito importante. Por contar com a utilização contínua de diversos equipamentos que atuam em altas temperaturas, é muito importante encontrar formas de garantir uma temperatura adequada para o bem estar e a produtividade dos funcionários atuantes.
Qual o impacto da temperatura do ambiente de trabalho?
Além do calor produzido pelo próprio corpo, os colaboradores estão sujeitos às fontes externas de calor. Quando o corpo não consegue realizar a troca de calor de forma adequada, a temperatura interna acaba ficando muito alta. Como reflexo, o corpo busca formas de reequilibrar essa temperatura, as veias se dilatam, mas nem sempre é o suficiente, o que causa algumas reações físicas:
• Surgimento de manchas e edemas;
• Exaustão física e mental;
• prostração;
• Câimbras;
• Possibilidade de desmaios;
• Hipertermia;
• Danos nas glândulas responsáveis pela produção de suor.
E foi para determinar se a temperatura dentro do ambiente de trabalho está adequada que foi criado o índice IBUTG. Para tal, ele leva em consideração diversos aspectos, como a temperatura, o calor radiante, a umidade do ar e a velocidade.
O cálculo do IBUTG
O técnico responsável pela medição pode utilizar:
Termômetro de globo;
Termômetro de mercúrio;
Termômetro de bulbo úmido natural.
Esse profissional ira aferir a temperatura no local de trabalho onde o trabalhador permanece por um maior período, e o equipamento é ajustada na temperatura mais alta atingida pelo corpo do funcionário, é utilizada a seguinte fórmula:
Em ambientes sem incidência de carga solar: IBUTG = 0,7tbn + o,3tg
Em ambientes com incidência de carga solar direta: IBUTG = 0,7tbn + 0,2tg + 0,1tbs
*Sendo tbn = temperatura de bulbo úmido natural, tg = temperatura de globo e tbs = temperatura de bulbo seco. O resultado ideal é IBUTG = 25.
Atingindo a temperatura ideal
Quando os resultados obtidos forem desfavoráveis, é necessário implementar protocolos de segurança para garantir uma temperatura mais adequada, como:
Sistema de ventilação geral diluidora: através da ventilação e exaustão mecânica, esse sistema proporciona um fluxo de ar contínuo e ajuda a reduzir o IBUTG.
Insuflador axial de telhado: esse equipamento insufla ar filtrado e limpo, e é composto de ventiladores, telhas, dutos, caixas de filtro, entre outras estruturas.
Caixa de distribuição de ar: ela permite uniformizar a distribuição de ar no ambiente, de forma a reduzir a temperatura e melhorar o conforto térmico para os colaboradores.
Ventiladores axiais: esses equipamentos fazem parte de um sistema completo de exaustão e ajudam a reduzir a temperatura do ar dentro da indústria.
Exaustores industriais: nesse caso, o exaustor realiza a substituição do ar que está com uma temperatura elevada, por um ar de melhor qualidade.
Esse índice é muito importante para a saúde dos trabalhadores, e a adequação deve ser uma prioridade para os gestores. Mais do que garantir a produtividade, é responsabilidade da empresa garantir um ambiente de trabalho seguro e confortável para os funcionários.