Com o avanço da tecnologia, surgem todos os dias novas oportunidades para otimizar as nossas tarefas e garantir ainda mais praticidade em todos os setores da economia, principalmente no industrial. Uma das ferramentas utilizadas para facilitar a atividade dentro da cadeia produtiva e logística na área de transporte, armazenagem e extração de biomassa é a rosca transportadora.

 

Leia também: Transporte pneumático de partículas e pó para a indústria

 

Podendo ser utilizada com diversos tipos de materiais, essa solução é voltada para o transporte e dosagem de partículas que possuem granulometria variável. Esse equipamento pode proporcionar diversas soluções para empresas que buscam a implementação de um sistema seguro no tratamento de partículas granuladas ou em pó.

Disponível em dois modelos (tipo calha e tipo tubular), as roscas transportadoras podem ser utilizadas por diferentes alimentadores, e são muito aplicadas no transporte de:

 

  • Biomass
  • Sílica;
  • Areia;
  • Carbonato de cálcio;
  • Cimento;
  • Argamassa seca;
  • Componentes diversos na fabricação de concreto e materiais de construção;
  • E muito mais.

 

Fabricadas em aço carbono, as roscas transportadoras contam com um canal tubular responsável pela entrada e saída dos materiais, realizando essa movimentação com praticidade e segurança. Desde o seu primeiro uso, é possível verificar os benefícios que essa solução pode entregar, como:

 

  • Ganho de produtividade: contar com as roscas transportadoras para realizar a movimentação do seu produto pode trazer agilidade para os processos, garantindo uma maior produtividade na indústria.

 

  • Segurança: como todo o processo ocorre de maneira automatizada, sem a necessidade de um operador, as roscas transportadoras ajudam a reduzir consideravelmente a incidência de acidentes dentro da indústria. 

 

  • Qualidade: Além de trazer um maior custo e benefício, a rosca transportadora pode garantir uma qualidade superior no produto final.

 

Onde as roscas transportadoras podem ser empregadas?

 

Na Indústria pesada: no transporte de partículas de vidro e em fundições ferro, aço e outros.

Na energia renovável:  aplicada no transporte de biomassa em madeira aglomerada e na biomassa em madeira lascas.

 

Leia também: Despoeiramento de moegas: o que é, e qual sua importância

 

Nas plantas e maquinários: aplicadas em equipamentos utilizados na dosagem de cal, na fabricação de silos de cimento para construção, em oficinas mecânicas e oficinas de fábricas, instalações de transportes pneumáticos ou mecânicos, instalações de dosagem, e muito mais.

 

Como vimos, a rosca transportadora possui uma ampla gama de possibilidades na sua utilização, podendo se adequar com as necessidades e demandas de cada cliente.

 

Veja neste vídeo, um exemplo de utilização da rosca transportadora de biomassa: