Independentemente do produto, a indústria madeireira depende de uma série de processos e maquinários para garantir a entrega das suas demandas. Contudo, para que tudo isso aconteça, a manipulação da matéria-prima é essencial, e dessa manipulação resultam resíduos que podem ser consideravelmente perigosos para a saúde dos trabalhadores, como o pó de madeira.

Os processos de beneficiamento que são utilizados na indústria madeireira acabam gerando diversos tipos de partículas, como serragem, pó e maravalha. Além da poluição que pode ser causada, esses resíduos quando inalados também são muito prejudiciais para a saúde das pessoas.

A poeira dentro da indústria

A poeira na indústria é um problema que deve ser encarado com muita seriedade, principalmente por conta dos riscos da exposição ao pó de madeira. Composto por celulose, lignina, polioses e outras substâncias perigosas, o pó da madeira pode causar diversos problemas respiratórios nos trabalhadores expostos à uma quantidade superior à recomendada.

Veja alguns dos principais problemas de saúde que podem ser causados por esse tipo de resíduo:

Pneumoconiose: esse termo abrange diversas outras doenças, como a silicose (contato com poeira de sílica), asbestose (contato com pó de amianto) e a talcose (contato com pó de talco). Consiste em um problema respiratório grave e necessita de acompanhamento médico.

Pneumonite: essa condição médica é caracterizada pela inflamação dos bronquíolos ou dos tecidos pulmonares, e pode ser causada pela inalação de poeiras metálicas.

Asma: a asma é uma das doenças mais comuns decorrentes da inalação de poeira, e é caracterizada pela inflamação dos brônquios. Estimulada pela exposição a agentes alérgenos, como o pó de madeira.

Bronquite: assim como em outras condições pulmonares, a bronquite consiste em uma inflamação das vias respiratórias, e pode causar dores e desconforto na região do tórax, dificuldade para respirar, tosse seca, entre outros sintomas. A bronquite aguda é mais comum e é causada pelo contato com vírus, geralmente acompanhada de um quadro de resfriado. Já a bronquite crônica é causada, principalmente, pela inalação de poeira e resíduos tóxicos.

Rinite alérgica: causada pela inalação de partículas e agentes alérgenos, a rinite alérgica é extremamente comum e pode causar um grande incômodo. Geralmente, ao entrar em contato com esses resíduos, o paciente pode apresentar alguns sintomas como coceira, tosse, crises de espirros, entre outros.

Câncer de pulmão: esse é o problema mais grave que pode decorrer da inalação de poeira e pó de madeira, podendo levar o paciente à morte.

Como reduzir o pó de madeira na indústria?

Como vimos, independentemente da atividade exercida, os processos industriais acabam liberando diversos tipos de partículas, gases e componentes tóxicos que podem prejudicar a saúde e bem estar dos trabalhadores.

Por essa razão, é muito importante que a empresa conte com um sistema de exaustão e despoeiramento que ajude a manter o ar ambiente mais limpo e livre desses agentes prejudiciais.