Sabemos que durante os processos industriais é possível que haja a eliminação de diversas partículas decorrente da manipulação da matéria-prima. Diversos setores industriais precisam lidar com esse tipo de poeira e partículas, como é o caso da indústria do agronegócio, alimentícia, farmacêutica, madeireira, e muitas outras. E algumas dessas partículas podem se tratar de poeira combustível, e podem desencadear explosões e incêndios dentro da sua indústria.

 

Muitas dessas partículas acabam sendo praticamente invisíveis aos olhos nus, de forma que é necessário contar com um sistema específico para conseguir coletar esses resíduos e garantir um ambiente mais seguro. Um exemplo disso é a farinha de trigo que é extremamente explosiva e pode causar acidentes gravíssimos na indústria do agronegócio.

 

Leia também: Quais são as poeras explosivas e como fazer o seu controle

 

Por essa razão, contar com o sistema de despoeiramento é uma estratégia indispensável para as indústrias que desejam aumentar a segurança no seu ambiente e evitar acidentes.

 

Como a poeira combustível é um risco para as indústrias?

 

Boa parte das Indústrias realiza os seus processos em um ambiente fechado e com uma circulação de ar reduzida. A suspensão de determinadas partículas dentro desse ambiente pode servir como um agente dispersante mediante possíveis faíscas ou fagulhas.

 

Considerando que boa parte do maquinário utilizado acaba apresentando altas temperaturas e muitas vezes podem apresentar problemas técnicos que favoreçam o surgimento de faíscas, manter esse tipo de poeira combustível suspensa no ambiente industrial pode ser um risco gigantesco para as instalações e os colaboradores envolvidos.

 

Diante de uma fonte de ignição essas poeiras podem queimar rapidamente dentro do espaço e fazer com que explosões de dimensões inimagináveis aconteçam. Embora não sejam amplamente divulgadas pelos veículos de mídia, as explosões industriais decorrentes de poeira combustível acontecem com uma certa frequência e os danos causados são irreparáveis.

 

As partículas finas de poeira acabam se misturando com o oxigênio e diante de uma faísca, brasa ou fonte de ignição inicia um processo de combustão muito rápida, a deflagração. Esse processo gera uma onda de alta pressão que pode movimentar outras partículas explosivas que estejam depositadas no ambiente industrial e aumentar a proporção da explosão nesse ambiente.

 

Isso significa que até mesmo as pequenas fagulhas podem desencadear uma explosão ou um incêndio de proporções gigantescas, colocando em risco a vida de todos os trabalhadores que fazem parte dos processos dentro da sua indústria. Por essa razão, o sistema de despoeiramento Industrial é indispensável, independentemente do setor da sua indústria.

 

O sistema de despoeiramento industrial

 

Considerando que a poeira combustível pode se resultar da manipulação, corte, transporte, serragem, trituração e outros processos, o sistema de despoeiramento industrial é uma medida de proteção aplicável à indústria de vários segmentos. A NBRIEC60079-10 2 traz em seu conteúdo todos os critérios e orientações fundamentais para a classificação de áreas sujeitas à presença de poeira explosiva ou combustível. Considerando essa norma, é necessário que indústrias que lidam com esse tipo de partícula estabeleçam medidas de segurança para garantir que essa poeira não cause problemas à segurança e à saúde dos empregados.

 

Forma traz a classificação de acordo com o risco desse ambiente, sendo:

 

  • Zona 20: nuvem Explosiva presente continuamente ou por longos períodos;
  • Zona 21: nuvem Explosiva presente ocasionalmente;
  • Zona 22: nuvens explosivas têm baixa probabilidade de acontecer e se ocorrerem permanecerão por um curto período de tempo;
  • Non-zone: nenhum risco de explosão.

 

A classificação da zona de risco dentro do seu ambiente industrial deve ser feita por um engenheiro de segurança, que possui toda a capacidade técnica para avaliar as instalações e equipamentos dentro da sua empresa.

 

Com base na classificação obtida pela avaliação do ambiente industrial, é possível contar com a ajuda de uma empresa especializada para dimensionar e implementar um sistema de despoeiramento que ajude aumentar a segurança da sua indústria.