Com o aumento da necessidade de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, a sustentabilidade também se tornou uma pauta recorrente no meio industrial. Aliado a isso, o comportamento do consumidor também se transformou, colocando a preocupação com o meio ambiente como uma das principais prioridades no momento de optar por um produto ou serviço. Mas como trazer mais sustentabilidade para a indústria?

Quando falamos em sustentabilidade, é necessário pensar em três aspectos:

Aspecto social;
Aspecto econômico;
Aspecto ambiental.

Com isso, a empresa deve conseguir encontrar um ponto de equilíbrio entre esses três fatores e aquilo que é mais importante dentro de um negócio: a lucratividade. Porém, mesmo que em um primeiro momento pareça um desafio, investir na sustentabilidade pode trazer muitos benefícios para a empresa e o meio ambiente.

Para te ajudar, preparamos algumas dicas que podem ser implementadas na sua indústria:

Tratamento químico e de esgoto

Dependendo do ramo e das matérias-primas manipuladas, os processos industriais incluem a utilização de determinados produtos químicos que podem ser muito prejudiciais para o meio ambiente. O não tratamento de esgoto, além de causar um grande impacto na natureza, também pode fazer com que a empresa sofra sanções junto aos órgãos governamentais.

Para solucionar esse problema, é importante estabelecer um sistema de tratamento de esgoto que ajude a evitar que os químicos utilizados cheguem sem tratamento ao meio ambiente.

Reutilização da água

O nosso país é muito rico em água doce, o que, infelizmente, criou uma cultura de desperdício que é muito difícil de combater. Embora sejamos uma referência quanto à disponibilidade desse recurso, é muito importante lembrar que ele não é ilimitado, e cabe a nós estabelecer processos que viabilizem a reutilização da água.

Principalmente dentro da indústria, o consumo de água é desenfreado e os índices de desperdício são altíssimos, cabendo aos gestores, estabelecer estratégias de reutilização de água, trazendo mais sustentabilidade na indústria.

Aproveitamento de recursos

Uma outra forma de trazer mais sustentabilidade para a indústria é através de um aproveitamento mais inteligente da matéria-prima utilizada nos processos. Assim como a água, os recursos utilizados também não devem ser desperdiçados.

Além da sustentabilidade, outro benefício que esse melhor aproveitamento de recursos traz para a indústria é a economia nos custos produtivos. Quando melhor utilizado, o recurso disponível traz mais lucratividade para o negócio.

Reciclagem

Através da reciclagem, além de reduzir os custos, a empresa também consegue proporcionar uma maior manutenção ambiental. E isso vale desde a reciclagem de embalagem dos produtos utilizados nos processos, até os copos plásticos utilizados dentro da empresa pelos colaboradores.

 

Limpeza do ar

 

A remoção de resíduos tóxicos do ar é igualmente importante, pois além de garantir que partículas sólidas prejudiciais sejam liberadas no meio ambiente, ela tambem ajuda a proteger a saúde dos colaboradores.

 

Criação de padrões ambientais

Mesmo que a sustentabilidade deva ser parte de um consciente coletivo, a legislação brasileira também determina diversas especificações a fim de proteger o meio ambiente. É imprescindível que as indústrias se adequem a essas regras, não somente para proteger as suas atividades, como também para trazer mais sustentabilidade para os seus processos.

Para tal, crie um protocolo de padrões ambientes a ser seguido por todos os colaboradores dentro do negócio.

Separação de materiais

Mesmo que não seja possível realizar a reciclagem dos materiais destacados, a indústria pode realizar a separação dos materiais de forma a trazer a destinação correta. Dessa forma, materiais nocivos, como produtos químicos, não serão coletados junto com o lixo comum, evitando a contaminação ambiental. Coletores de poeira e ciclones industriais poder ser valiosos aliados nesse sentido.

A sua indústria já segue alguma dessas dicas? Nunca é tarde para começar a se preocupar com o meio ambiente: as boas práticas podem começar agora mesmo!