Por estarem diariamente armazenando, manipulando e transformando matérias-primas de diversos tipos, é normal que as indústrias de todos os segmentos acabem eliminando alguns resíduos. O manuseio dos materiais utilizados como a serragem, moagem, solda, transporte acabam fazendo com que diversas partículas sejam eliminadas. Nesse sentido, é fundamental contar com o sistema de despoeiramento industrial.

 

Isso porque muitas dessas partículas podem causar problemas de saúde nos colaboradores e até mesmo desencadear explosões e incêndios. A correta coleta e descarte dessas partículas é fundamental para que as indústrias se mantenham em conformidade com as normas e leis ambientais vigentes.

 

Leia também:  O risco de explosão por poeira combustível

 

O que é um sistema de despoeiramento industrial

 

O sistema de despoeiramento Industrial é composto de ventiladores, filtros de ar, dutos, válvulas entre outros componentes que permitem a coleta, tratamento e descarte das partículas. Os dutos são utilizados para conectar os pontos de captação e encaminhá-los até os ventiladores que realizam a movimentação dos gases e do ar.

 

Com ajuda de um sistema de transporte pneumático, essas partículas podem ser proporcionadas e encaminhadas até os filtros de ar, responsáveis pela barragem, captação e separação desses resíduos.

 

Graças a sua funcionalidade, o sistema de despoeiramento industrial pode ser implementado em diversos processos, como por exemplo:

 

  • Caldeiras;
  • Fornos;
  • Serragem;
  • Mineração;
  • Solda;
  • Processos abrasivos.

 

Leia também: Despoeiramento para agronegócio, como eles previnem acidentes

 

O tipo de filtro a ser utilizado no sistema de despoeiramento Industrial vai depender do tipo de resíduo que é gerado nos processos, necessidade da indústria e grau de pureza a ser atingido. O ideal é contar com uma empresa especializada para conseguir desenvolver um projeto personalizado para sua indústria garantindo que as partículas sejam coletadas e tratadas da forma esperada.

 

As partículas maiores podem ser captadas através de um sistema de despoeiramento ciclone gravitacional. Já as partículas menores podem ser captadas com a ajuda de filtro manga ou filtro cartucho.

 

Ao contar com esse sistema, sua indústria poderá garantir um ar mais purificado para seus colaboradores e evitar problemas de diversos tipos. Considerando que alguns processos industriais eliminam partículas que favorecem explosões e incêndios, esse sistema se faz indispensável dentro de ambientes industriais.

 

Através da coleta diretamente na fonte, o sistema de despoeiramento vai evitar que essas partículas se espalhem pelo ar e causem problemas maiores para a sua indústria. O ideal é contar com o sistema de despoeiramento desenvolvido especificamente para ação industrial de forma que ele possa atender a sua demanda e garantir um ar mais puro por mais tempo.