Os processos industriais geram resíduos conforme a matéria-prima é manipulada, e algum desses resíduos pode ser muito prejudicial para os trabalhadores. A coleta de pó dentro das serralherias é indispensável para que as partículas eliminadas, como os fumos de solda, não sejam aspiradas pelos operadores e trabalhadores do local.

 

Indústrias de vários segmentos, o coletor de pó industrial é um equipamento indispensável. Ele conta com sistemas de sucção para a captação das partículas e poeiras produzidas pelos processos e evitar a contaminação do ar ambiente. Além disso, muitas das partículas podem ser explosivas, e a captação desse material vai evitar acidentes e explosões no ambiente industrial.

Leia também: Sistemas de despoeiramento: funcionamento e benefícios

 

A principal função do coletor de pó industrial é realizar a captação do particular antes que ele consiga se espalhar no ar ambiente. Esse resíduo, após captado, é conduzido através de um sistema de tubulação até um equipamento de filtragem. Posteriormente, o ar filtrado é devolvido ao ambiente interno ou descartado no ambiente externo.

 

O dimensionamento desse sistema é estabelecido de acordo com as partículas que são eliminadas, o tamanho do espaço e a necessidade do cliente. Embora existam modelos de todos os tipos no mercado, a sua indústria pode utilizar coletores de pó portáteis ou fixos.

 

A escolha desse modelo vai depender do tamanho do espaço e do tipo de particulado que é eliminado nos processos industriais.

 

Leia também: Como escolher o sistema de despoeiramento ideal para sua indústria

 

Qual a importância dos coletores de pó nas serralherias

 

Independentemente do tipo de equipamento que é utilizado dentro da serralheria, as partículas que são liberadas nos processos podem ser extremamente tóxicas para os colaboradores. Os fumos de solda são aerossóis gerados termicamente, resultado da condensação de vapores dos metais que são fundidos durante a solda. Embora muitas vezes não possam ser visíveis a olho nu, a aspiração desse material pode trazer consequências graves.

 

Existem atualmente algumas normas que trazem especificações sobre os equipamentos de proteção individual de caráter respiratório, como é o caso da NR6. Entretanto, além de garantir todos os epis necessários para o processo de solda, como respirador descartável, máscara de solda, máscara de proteção, abafador de ruído, entre outros, a indústria também precisa utilizar um coletor de pó para minimizar os danos causados pelas partículas.

 

O coletor de pó dentro da indústria ajuda a reduzir a incidência de problemas respiratórios, evitar explosões, aumentar a segurança dentro do espaço, e muito mais. Embora a geração de resíduos não possa ser evitada, existem equipamentos que ajudam a reduzir a presença no ar ambiente e evitar os problemas causados pelas partículas suspensas.

 

Além dos problemas de saúde, os detritos e poeiras que se acumulam na superfície e no piso do ambiente Industrial favorecem a incidência de acidentes de trabalho como incêndios e explosões.

 

As principais vantagens desses coletores de pó são:

 

  • Aumento da produtividade;
  • Redução de paradas para manutenção;
  • Redução de paradas para limpeza;
  • Melhoria da segurança e da saúde dos colaboradores;
  • Melhor qualidade no produto final
  • E muito mais.

Leia também: 4 vantagens do sistema de despoeiramento Industrial

Em espaços muito grandes, os coletores de pó portáteis podem não ser a solução ideal. Nesse caso, é necessário desenvolver um completo com exaustores e coletores de pó para garantir que o ambiente se mantenha limpo e seguro para todos os colaboradores.

 

Nesse sentido, é fundamental contar com uma empresa especializada que ajude a desenvolver e dimensionar um projeto específico para sua indústria. Contando com Engenheiros altamente capacitados, essa empresa conta com todos os recursos necessários para garantir que o ar dentro do ambiente industrial seja purificado e se mantenha seguro para todos os envolvidos.