Dentro de um cenário de geração de energia através da biomassa, o transporte da matéria-prima é um dos elementos mais importantes para a produtividade. Neste sentido, quanto mais eficiente e rápido for o processo, melhor para a empresa. Um recurso importante para este contexto é a correia transportadora de biomassa

 

Existem diversas vantagens em sua utilização e no geral, ela está atrelada a maior velocidade nos processos. 

 

Correia transportadora de biomassa, como ela alavanca a produtividade da indústria?

 

Dentro de um cenário fabril, de produção de energia através de biomassa, é preciso que haja o deslocamento de matéria orgânica, de um ponto a outro da fábrica. 

 

Neste cenário, o transporte pode ser feito de diversas formas, como em caixas, por exemplo. Porém, isso não é muito eficiente ou produtivo, pensando em termos de produção industrial. 

 

Leia também: Despoeiramento de moegas: o que é, e qual sua importância

 

Neste caso, a correia fica fixa, transportando toda a matéria-prima, sem que haja a necessidade de intervenção humana no transporte. 

 

Com isso, todo o material se desloca muito mais rapidamente e sem interrupções. Levando em conta que o transporte é um dos pilares da produtividade, as correias transportadoras de biomassa trazem grandes ganhos para a indústria. 

 

Neste cenário, existem diferentes tipos de correias de transporte para biomassa, como por exemplo, Transportador de correia tipo calha, tipo longarina e ainda o tipo treliça. 

 

Dentro do cenário de cada fábrica, é possível estabelecer o melhor para cada situação. Por isso, é importante a avaliação de um profissional qualificado, para que a correia de transporte seja eficiente para as necessidades da indústria

 

Outro ponto importante é que no geral, a correia transportadora de biomassa precisa também de outros equipamentos para melhorar a eficiência e produtividade da fábrica. 

 

Silos de armazenagem, extratores para silos (integrados a correia transportadora), moegas de recepção e outros, são uma ótima alternativa. 

 

Conheça nossa linha de soluções para empresas de Biomassa.

 

O que avaliar na hora de buscar uma correia transportadora de biomassa?

 

O primeiro ponto, é a forma como ela é instalada. Ela deve ser feita em material resistente, que permita a utilização em diferentes cenários e materiais. 

 

Outro ponto importante é analisar o histórico da empresa que a produz, para que seja possível verificar a tecnologia usada, a qualidade do material e o histórico de manutenções. 

 

Para completar, sempre deve-se analisar o custo-benefício. Nem sempre o mais barato é o melhor e a durabilidade acaba sendo um fator fundamental. 

 

Sistema de exaustão integrado a correia transportadora de biomassa

 

Outro ponto importante neste contexto, é que o sistema de exaustão deve estar integrado as correias de transporte. 

 

Como a biomassa utiliza partículas de granulometria variada, é comum que haja dispersão de partículas no ambiente. 

 

Além do desconforto que elas podem gerar em seus colaboradores, há ainda o risco de incêndios e explosões que este tipo de material, quando suspenso no ar, pode causar. 

 

Desta maneira, é importante que haja uma integração entre os sistemas de exaustão industrial e a correia transportadora de biomassa.

 

Como nós podemos ajudar sua indústria? 

 

A Brandt Máquinas conta com uma linha especial para biomassa, que passa pelas correias transportadoras, até todo o processo de armazenamento, extração e transporte em geral. 

 

Oferecemos para empresas do setor, equipamentos com muito mais durabilidade e eficiência e um ganho de produtividade muito grande. 

 

Temos uma equipe preparada para te atender e oferecer as melhores soluções, para suas necessidades. 

 

Entre em contato conosco!