Dentro da indústria, o transporte, manuseio e descarregamento de grãos é um fator muito delicado. Isso porque durante o seu manuseio e deslocamento de materiais, partículas de grãos geram poeira que, ao ser combinada com outros fatores presentes no ambiente, pode resultar em explosões de poeira. Diferentemente do que se pensa, esses incidentes representam um grande risco para a indústria.
Por serem eventos de alto impacto, elas podem resultar em ferimentos e até morte de pessoas que estiverem próximas, além de danificar as instalações e gerar inatividade para a indústria.
Embora não sejam extremamente divulgadas no Brasil, é muito fácil encontrar relatos desse tipo de acidente em outros países. Um exemplo disso foi uma explosão que aconteceu em Nebraska, Estados Unidos em 2018. Essa explosão, além de interromper as operações da indústria, danificou muito a estrutura da indústria e deixou dois trabalhadores com ferimentos.
No mesmo ano, aconteceu uma explosão semelhante na França que deixou seis feridos e destruiu toda a instalação. Embora não tenha sido possível determinar com exatidão a causa do evento, a maior suspeita é de que esses acidentes tenham sido causados por explosões de poeira.
Por essa razão, a poeira no manuseio de grãos é um que deve ser observado dentro do agronegócio. Para que esse tipo de explosão aconteça, é necessária a presença de alguns componentes, como:
Oxigênio;
Fonte de ignição;
Espaço confinado;
Mecanismo de dispersão;
Fonte de combustível.
Essa fonte de combustível costuma ser a própria poeira que, ao entrar em contato com uma fonte de ignição (podendo ser uma chama acesa, faísca ou de calor extremo), gera uma explosão intensa. O manuseio de grãos é um processo comum e essencial dentro do agronegócio, contudo é uma atividade que gera muita poeira e resulta em grandes riscos para saúde e segurança de todos os presentes.
Para evitar esse tipo de acidente, é necessário eliminar os elementos que fazem parte da cadeia explosiva. Por exemplo: para eliminar a fonte de ignição, é necessário se atentar às fontes de calor e faíscas que podem acontecer no ambiente, além de contar com um sistema de resfriamento que ajude a manter o conforto térmico dentro desse espaço.
Evidentemente, é impossível eliminar o oxigênio e o espaço confinado dessa equação, pois eles fazem parte do processo de manuseio de grãos. Nesse sentido, o mais importante é garantir a eliminação da poeira gerada pelos grãos através de um sistema de exaustão e despoeiramento industrial.
Manter o espaço e os equipamentos limpos é outra medida muito importante para quem quer garantir um espaço mais seguro e livre de ameaças. Nenhuma quantidade de poeira é segura, e por esse motivo, é essencial contar com um sistema altamente eficiente que ajude a manter o seu ambiente limpo e livre de resíduos.