Uma das maiores preocupações dentro do ambiente industrial é a segurança dos colaboradores. Em atmosferas explosivas, é muito importante contar com recursos e ferramentas que permitam aumentar a segurança do local e prevenir acidentes e os prejuízos decorrentes dos mesmos.
Em ambientes onde há a presença de agentes combustíveis, é essencial contar com um sistema de aspiração de despoeiramento que ajude a manter o ambiente mais limpo e seguro.
O que é uma atmosfera Explosiva?
Composta por vapores, gases, poeiras e substâncias inflamáveis, como as poeiras combustíveis, a atmosfera explosiva é um ambiente que reúne todas essas características e aumenta o risco de explosões e incêndios.
No caso das poeiras combustíveis, elas podem ser classificadas por zonas que incluem a A zona 20, 21 e 22.
Zona 20: apresenta a formação de nuvem explosiva por um longo período de tempo, que geralmente acontece dentro de misturador, ciclones e filtros.
Zona 21: a presença de nuvens explosivas é ocasional e pode acontecer durante alguns processos industriais, como a rebarbação e o lixamento. Essa zona tem um raio de aproximadamente 1 m e nesse ambiente a respiração é muito difícil.
Zona 22: nesse ambiente, poeiras explosivas das nuvens de poeiras explosivas são menos prováveis e quando acontecem, permanecem por um período curto de tempo. Nesses casos, as poeiras se encontram depositadas no chão e superfícies, e se dispersas, podem dar uma nuvem.
Como resolver esse problema?
Para manter o ambiente industrial mais seguro e preparado para os colaboradores, a indústria precisa contar com um sistema de despoeiramento industrial. O sistema de despoeiramento permite que o ar seja filtrado antes que as partículas suspensas criem um ambiente propenso à explosões.
Esse sistema pode conter filtros, ventiladores, um sistema automático de limpeza, válvulas, duto e muitos outros componentes.
Esse sistema permite filtrar as partículas suspensas de forma a garantir um ambiente mais limpo e seguro, e que esteja de acordo com as condições estabelecidas pelos órgãos regulamentadores. Um sistema de despoeiramento industrial é essencial para filtragem do ar ambiente, fazendo um controle mais eficiente da emissão de poluentes, reduzindo os riscos de explosões e incêndios.
Dessa forma, é possível tornar o ambiente mais seguro, reduzindo o seu impacto ambiental e protegendo a saúde dos colaboradores.