Dentro da agroindústria são realizados os diversos processos que acabam contribuindo para a emissão de partículas de poeira no ambiente. Dadas as suas características essas partículas podem desencadear incêndios e explosões dentro do ambiente Industrial, causando diversos problemas para a indústria e colocando em risco à saúde dos colaboradores. Por esse motivo, o sistema de despoeiramento para o agronegócio é uma estratégia que ajuda a prevenir acidentes e proteger os seus trabalhadores.

 

Independentemente do setor, acontece em processos dentro do espaço e da indústria que faz com que a matéria-prima utilizada seja transformada e modificada em produtos. Todos esses processos acabam gerando resíduos que podem ser perigosos, como é o caso das partículas emitidas na agroindústria. O transporte e manuseio dos grãos pode ser bastante perigoso.

 

Mesmo se tratando de resíduos que são dispersados no ar ambiente, é responsabilidade da empresa adotar soluções e ferramentas que ajudem a remover essas partículas e proteger o espaço. E é para isso que o sistema de despoeiramento foi desenvolvido.

 

O que é um sistema de despoeiramento?

 

Antes de mais nada, precisamos entender o que são esses rejeitos que são eliminados nos processos industriais. Dependendo dos processos que são realizados, são eliminados dois tipos de resíduos: os resíduos sólidos, como as partículas de poeira, fuligem e fibra, e os resíduos líquidos, como os vapores e gases industriais.

 

Todos esses resíduos precisam ser tratados e coletados antes de serem liberados, de forma evitar problemas ambientais e garantir a proteção de todos. O sistema de despoeiramento deve ser implementado de acordo com o propósito de tratamento, ou seja, a depender do tipo de resíduo que é liberado. No caso do agronegócio, o sistema de despoeiramento deve ter como foco coletar e descartar as partículas que se acumulam nas superfícies e as que são liberadas no ambiente.

 

Um exemplo de eliminação dessas partículas está na descarga de grãos em moegas de recebimento. Esse processo de descarregamento acaba emitindo poluentes sem nenhum tipo de controle, fazendo-se necessário contar com o sistema de despoeiramento para controlar essa emissão da melhor forma possível.

Leia também: Sistema de despoeiramento para agroindústria em moegas de recepção

 

Cada, o sistema de despoeiramento para o agronegócio cria uma pressão negativa no descarregamento de grãos de forma que as partículas suspensas entrem na moega. Dessa forma, partículas não são eliminadas no meio ambiente e reduz o risco de explosões no espaço da indústria.

 

O resultado disso é que, com menor índice de partículas suspensas no ar, menor será o risco de explosões. É importante lembrar que essas partículas explosivas podem ser acionadas não só com uma chama ou Faísca, como também com superfícies muito quentes. Dependendo do processo QR realizado, é comum que o maquinário do agronegócio esteja operando em altas temperaturas, arriscando a vida dos trabalhadores.

 

Contar com um sistema de despoeiramento é fundamental para manter a qualidade do ar e a segurança da sua indústria.