Os processos industriais, na sua maioria, acabam gerando resíduos e partículas de pó que podem não só prejudicar a operação, como também trazer inúmeros prejuízos para a saúde dos colaboradores. É muito importante que a empresa conte com um sistema de despoeiramento industrial que ajude a gerenciar essas partículas, proteger a saúde dos funcionários e evitar a contaminação do meio ambiente.

O descarte correto desses resíduos industriais não é apenas uma alternativa: é uma obrigação das empresas. É tarefa da organização realizar o descarte e o tratamento correto de acordo com as normas e leis ambientais vigentes no país.

Esse tratamento deve ser feito com sistema de despoeiramento industrial, que ajuda a empresa a tratar o ar a fim de evitar a liberação dessas partículas no meio ambiente e realizar o descarte de acordo com as normas ambientais.

Como funciona o sistema de despoeiramento industrial?

Um sistema de despoeiramento industrial é composto por diversos equipamentos que permitem o tratamento correto do ar contaminado, e contribui para a remoção e descarte dos resíduos gerados no processo. São muitos os setores que precisam contar com esse sistema, como:

Indústria alimentícia;
Indústria cimenteira;
Indústria de mineração;
Indústria plástica;
Indústria moveleira;
Entre outras.

De maneira simplificada, o sistema de despoeiramento industrial conta com coifas e captores, que são instalados nos locais onde os resíduos são gerados. Dessa forma, eles podem fazer a captação de resíduos industriais e conduzi-los através de dutos até um coletor. Esse coletor pode ser um filtro manga ou um coletor do tipo ciclone, que realiza a retenção, filtragem e separação de resíduos.

O ar que é tratado é eliminado com segurança na atmosfera, trazendo uma grande contribuição para o meio ambiente.

Quais os benefícios desse sistema?

As principais vantagens do sistema de despoeiramento industrial são:

Contribui para a prevenção de explosões e incêndios: dentro do ambiente industrial são muitas as partículas explosivas que podem favorecer as explosões e focos de incêndio, de forma que eliminá-las ajuda a proporcionar um ambiente mais seguro para todos os colaboradores envolvidos no processo.

Torna o ar mais limpo: removendo a poeira suspensa no ar, é possível torná-lo mais purificado, sendo um benefício tanto para os colaboradores, quanto para o maquinário.

Previne doenças: a inalação de determinados resíduos e partículas podem causar inúmeros problemas respiratórios para os colaboradores, como a asma, pneumoconiose, enfisema pulmonar e até mesmo câncer.

Reduz os impactos ambientais: muitas das partículas resultantes dos processos industriais podem causar problemas ao meio ambiente. Realizar o tratamento e descarte correto ajuda a proteger o meio ambiente e contribuir com a preservação da natureza.