A manipulação de metais acaba fazendo com que diversos resíduos sejam liberados no ambiente. Esses resíduos consistem em pequenas partículas de metal, como cobre, ferro, estanho, níquel, entre outros, e podem ser altamente prejudiciais para a saúde dos colaboradores. Geralmente, esses resíduos são liberados nos processos industriais frios, pois quando são decorrentes de fusões e processos em altas temperaturas, são chamados de fumos metálicos. Por conta do risco decorrente da inalação, é muito importante controlar a poeira metálica na indústria.

Por serem muito pequenas, essas partículas de metal podem ser facilmente inaladas e acabam alojadas no pulmão. Resultado disso é o desenvolvimento de diversas doenças respiratórias graves, que podem até mesmo levar à morte. Por esse motivo, além do uso de equipamentos de proteção adequados por parte dos colaboradores, a empresa também precisa contar com um bom sistema de aspiração.

Os sistemas de coleta de poeira são responsáveis pela captação da poeira gerada pela manipulação do metal e pelos processos industriais relacionados. Aliado a ele, um sistema de exaustão industrial ajuda a manter a temperatura nos níveis esperados, captando o ar que se encontra aquecido e o conduzindo para fora do ambiente, trazendo renovação e qualidade.

O Sistema de exaustão industrial e os coletores de poeira

São vários os processos industriais que podem gerar resíduos e prejudicar a saúde dos colaboradores, e é necessário encontrar formas eficientes de tornar o ambiente mais limpo e seguro para todos. Além desses resíduos, também podem ser eliminados na atmosfera gases tóxicos e vapores nocivos, que são extremamente perigosos.

Dessa forma, controlar a poeira metálica deve ser uma prioridade para empresas que se preocupam com a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Embora muitos pensem que essa solução consiste em um sistema de ar condicionado, a exaustão industrial consiste em um sistema de diversos componentes, cujo objetivo é trazer mais conforto térmico para o ambiente industrial e melhorar a qualidade do ar nesses locais. Com isso, a maior parte das partículas nocivas, como a poeira metálica, são eliminadas do ar.

Para que esses sistemas consigam entregar o desempenho esperado, é muito importante que o projeto leve em conta as necessidades da empresa e tenha o dimensionamento correto. Um sistema menor que o necessário pode não ser capaz de captar todos os resíduos nocivos na atmosfera e também não conseguirá manter a temperatura nos níveis exigidos pelos órgãos regulamentadores.

Como vimos, contar com soluções assim podem trazer inúmeras vantagens para o negócio, ajudando a controlar a poeira metálica presente no ambiente industrial, e trazendo um maior conforto térmico para os trabalhadores. Além disso, alguns tipos de partículas quando expostas a altas temperaturas, podem aumentar o risco de incêndios e explosões.

Conte com a Brandt para criar um projeto especial para a sua empresa e controlar a poeira metálica presente no ambiente. Entre em contato conosco!