As poeiras explosivas (ou poeiras combustíveis) são partículas resultantes dos processos industriais e da manipulação de matéria-prima dentro da indústria. Embora sejam muito pequenas e na maior parte das vezes seja quase impossível detectá-las, esse tipo de poeira pode causar grandes problemas para a indústria e para os colaboradores envolvidos nos processos, como incêndios e explosões.

Resumidamente, a explosão causada pelas poeiras explosivas é resultado de uma combinação de fatores. Aliados com a grande quantidade de partículas suspensas no ar, esses fatores causam uma queima rápida dentro de um ambiente fechado. Um dos principais fatores que favorecem esse tipo de explosão, além da presença de poeira, é a fonte de ignição, que pode ser uma superfície superaquecida, fagulhas ou faíscas.

Quais processos geram poeiras explosivas?

São muitos os processos industriais que acabam gerando poeiras explosivas, como:

· Transporte;
· Manipulação;
· Trituração;
· Polimento;
· Corte;
· Serragem;
· Fresagem;
· E muitos outros.

Por conta dessa ampla variedade, as poeiras explosivas podem estar presentes em indústrias de todos os segmentos, afetando todos os tipos de negócio. O mais importante é lembrar que, da mesma forma que a poeira se acumula nas superfícies visíveis, ela também pode se acomular em locais menos acessíveis, representando um grande risco.

Por essa razão, é imprescindível contar com protocolos de limpeza adequados, de forma a reduzir o acúmulo de poeira dentro do ambiente, e assim reduzir o risco de explosões e incêndios.

Quais os tipos de poeira explosivas?

Com tantas matérias-primas que são manipuladas pelos diversos setores da indústria, existem diversos tipos de poeiras explosivas que podem causar prejuízos. Veja a seguir alguns exemplos:
Grãos;
Açúcar;
Leite em pó;
Farinhas;
Pó de Madeira e serragem;
Carvão;
Borracha;
Polímeros;
Tecidos;
Pesticidas;
Metais diversos, como o alumínio, zinco, magnésio etc;
E muitos outros resíduos de matérias-primas.

É muito importante que a indústria encontre soluções tecnológicas e eficientes, capazes de ajudar na remoção desses resíduos e na manutenção da limpeza atmosférica dentro do ambiente industrial. Além de favorecer a ocorrência de incêndios e explosões, a poeira suspensa no ar pode ser muito tóxica, e expor os trabalhadores a diversas doenças respiratórias e problemas de saúde.

Para evitar esses problemas, é possível contar com um sistema de exaustão e ventilação industrial que ajude a remover o ar contaminado e substituí-lo por um de melhor qualidade. Além de oferecer um ambiente mais limpo, esse tipo de equipamento também ajuda a proporcionar um ambiente de trabalho com um maior conforto térmico, protegendo a saúde dos trabalhadores, aumentando a produtividade e ajudando a empresa a se enquadrar dentro das especificações de IBUTG exigida pelos órgãos responsáveis.

Outro recurso importante na remoção de poeira é a utilização de coletores de pó diretamente da fonte. Isso quer dizer que, ao coletarem o pó ainda no maquinário, é possível evitar que ele se espalhe, fique suspenso no ar, e cause diversos problemas para a indústria