Através das forças de arraste, peso, inércia e centrífuga, os ciclones industriais (ou separadores ciclônicos) conseguem realizar a separação de partículas sólidas e líquidas, visando a segurança e a sustentabilidade na indústria. Com um baixo custo de manutenção e com um design simples, esse equipamento pode ser utilizado nos próprios processos de manufatura, na coleta de material particulado, na classificação de partículas e no controle de poluição.

Seu funcionamento é bastante simples: um gás contendo pó é inserido dentro do ciclone industrial, a uma velocidade média de 6 a 20 m/s. Uma vez dentro do equipamento, a ação da força centrífuga (que pode variar de 5 a 2.500 vezes o peso da partícula que foi inserida) realiza a separação desses fragmentos da corrente gasosa, permitindo que eles sejam capturados, mesmo que muito pequenos.

Após a separação, essas partículas são impulsionadas em direção ao fundo do ciclone, permitindo que elas sejam coletadas, e o gás é eliminado. Os ciclones são bastante versáteis, podendo atuar em temperaturas baixas e altas (até 1000ºC) e permitem trabalhar a úmido ou a seco.

A eficiência dos ciclones industriais

O diâmetro do tubo do ciclone industrial e o tamanho dos resíduos que estão sendo separados pode interferir na eficiência do processo. Ou seja: a eficiência da coleta está diretamente relacionada com a geometria e a aerodinâmica do equipamento, sendo proporcional à força centrífuga que será aplicada no processo.

Essa força é responsável por empurrar os fragmentos para fora, durante a execução de um movimento circular, sendo que:

Quanto maior for a densidade da partícula que está sendo manipulada, mais eficiente será o processo;
Observando o limite de descolamento aerodinâmico (que pode provocar o colapso do ciclone), quando maior for a velocidade de ciclonamento, mais eficiente será o ciclone;
Quanto menor for o raio do ciclone, mais eficiente será o processo.

Como o tamanho da partícula estabelece um limite para a velocidade (quanto à aerodinâmica), podem ser utilizados ciclones com um menor raio em paralelo, para um processo de separação mais eficiente.

Vantagens do Ciclone industrial

O ciclone possui estrutura metálica, sem a presença de partes menores, o que permite que ele atue em altas temperaturas;
Realiza a coleta do material separado em recipientes intercambiáveis, como tambores e caçambas;
Através de uma válvula rotativa ou dupla basculante, é possível realizar a descarga automática dos resíduos coletados;
Baixo custo inicial;
Ocupa pouco espaço e não tem necessidade de manutenção constante.

Os filtros multiciclones

Os filtros ou separadores multiciclones podem reunir em apenas uma estrutura centenas de pequenos ciclones, realizando uma coleta eficiente de pó e detritos. Esses equipamentos são muito aplicados no controle da poluição de caldeiras a lenha, biomassa e óleo.

A importância dos Ciclones

Por se tratar de um equipamento bastante simples e compacto, e por ter uma operação fácil, os ciclones industriais são elementos muito importantes na coleta de poeira, pó, partículas e fragmentos pequenos, resultantes dos processos produtivos dentro da indústria. Ele garante um grau de purificação elevado, apresentando uma separação acima de 80% para resíduos e partículas de até 15 micrôns.

A granulometria, o tamanho e o peso das partículas podem interferir na eficiência do equipamento, mas em geral, o ciclone industrial é uma das soluções mais eficientes para coleta de pó na indústria. A qualidade do ar dentro da indústria é um dos aspectos mais importantes, pois interfere diretamente na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores, além de diminuir o risco de incêndios e explosões acidentais.

Por esse motivo, é muito importante contar com equipamentos eficientes, capazes de coletar essas partículas e manter o ambiente livre de resíduos tóxicos e contaminantes.