A sua empresa já conta com o sistema de exaustão industrial para remoção de partículas e melhoria do ar ambiente? Contar com esse sistema pode fazer toda a diferença na segurança do seu espaço e na qualidade dos serviços que são realizados dentro da sua indústria. Para isso existem tipos diferentes de sistema de exaustão industrial que podem ser aplicados de acordo com as necessidades e demandas do seu negócio.

O sistema de exaustão industrial faz parte de um projeto de climatização do ambiente de trabalho. As legislações trabalhistas demandam que os espaços de trabalho apresentam uma climatização adequada para um maior conforto e proteção da saúde dos trabalhadores.

Dependendo das necessidades da sua indústria, existem tipos diferentes de exaustores e ventiladores industriais que podem ser aplicados. Veja a seguir os principais utilizados Indústrias atualmente:

 

Sistema de exaustão industrial por insuflamento de ar:

Esse sistema também é conhecido como ventilação diluidora. Isso quer dizer que ele ajuda a melhorar a qualidade do ar ambiente sem a efetiva remoção dos poluentes presentes no espaço. De forma simplificada, esse sistema visa reduzir a quantidade de contaminantes presentes, inserindo ar puro no espaço.

 

Ventilação local exaustora

Diferentemente do sistema de exaustão por insuflamento de ar, a ventilação local exaustora consegue remover os poluentes do ar e inserir um ar limpo de qualidade no ambiente industrial. Esse sistema é ideal para remoção de agentes tóxicos e gases nocivos que podem prejudicar a saúde dos trabalhadores.

Para que consiga realizar a sua atividade de maneira eficiente, o sistema de exaustão industrial conta com dutos, coifas e exaustores. O foco da poluição é captado pelas coifas e encaminhado para os dutos do sistema de exaustão, por esse motivo o posicionamento das coifas deve levar em consideração o posicionamento do maquinário que emite essa poluição.

 

Esse sistema Pode garantir diversas vantagens para a sua indústria:

Melhoria da qualidade do ar;
Aumento da produtividade dos Trabalhadores;
Preservação e aumento da vida útil do maquinário industrial;
Prevenção de doenças respiratórias e melhoria da saúde dos trabalhadores.

Os exaustores presentes no sistema de exaustão industrial podem ser encontrados em dois tipos diferentes:

Exaustor eólico

Uma vez que esse tipo de exaustor funciona através das correntes de ar, ele não precisa de energia elétrica para garantir a sua funcionalidade. A sua estrutura é atravessada por corrente de ar permitindo que elas realizem o giro e procedam com a exaustão do ar do ambiente.

Exaustor centrífugo

Esse tipo de exaustor depende de um rotor para funcionar, sendo alternativa mais eficiente para a coleta de contaminantes direto da fonte e limpeza do ar. Através do seu rotor ele captura o ar contaminado e remove o ar quente do local.

Como escolher o tipo de sistema de exaustão industrial para minha indústria

O tipo de sistema de exaustão industrial a ser utilizado no seu espaço vai depender da quantidade de poluentes e o porte do seu negócio. Para isso, é necessário que a sua empresa conte com um projeto de climatização e consiga atender a todas as suas demandas.

Esse projeto pode ser realizado por uma empresa especializada, como a Brandt. Nós contamos com uma equipe de engenheiros especializada que poderá avaliar o seu espaço e desenvolver um projeto de exaustão eficiente que garanta a remoção de todos os agentes poluentes no ambiente industrial.