Independentemente do setor da indústria, enche uma busca constante para entregar mais produtividade e garantir que o negócio tenha a rentabilidade esperada. O que muitos gestores acabam deixando passar é que, para alcançar essa produtividade, é necessário manter um olhar atento na segurança e conforto dos trabalhadores da operação. Um sistema de despoeiramento industrial pode fazer toda a diferença para negócios que buscam melhorar os seus resultados.

 

Todas as indústrias acabam estabelecendo o processo de transformação de matéria-prima que geram resíduos e poeira no ambiente industrial. Seja através da manipulação de materiais, galvanização, solda, processamento de madeira, etc, os resíduos gerados podem prejudicar o bom funcionamento do maquinário, causar problemas de saúde e favorecer explosões e acidentes.

 

O sistema de despoeiramento industrial conta com equipamentos voltados para a remoção de resíduos e partículas que ficam suspensos no ar ambiente. Com a ajuda de exaustores  e dutos, esse sistema permite a coleta eficiente e o transporte do ar contaminado para fora do ambiente industrial. Os filtros que fazem parte da sua estrutura conseguem reter as partículas e eliminar com segurança o ar que foi coletado.

 

Sistema pode ser utilizado para coleta e filtragem de diferentes tipos de resíduos, como: 

 

  • Poeiras e pós;
  • Vapores;
  • Resíduos em suspensão;
  • Gases;
  • Fumos;
  • E muito mais.

 

O sistema de despoeiramento industrial ajuda a capturar os resíduos resultantes do manuseio e fabricação de produtos, filtrando o ar e conseguindo descartar essas partículas corretamente. Por conta da sua versatilidade, esse sistema pode ser implementado em indústrias de todos os tipos:

 

  • Automotiva;
  • Madeireira;
  • Química;
  • Alimentícia;
  • Mineração;
  • E outras.

 

Além de evitar os problemas de saúde decorrente da inalação de partículas e vapores tóxicos, o sistema de despoeiramento industrial vai evitar a incidência de explosões e acidentes. Ele também é responsável pelo controle da emissão de agentes poluentes no meio ambiente através da filtragem eficiente do ar presente no ambiente industrial, contribuindo para a adequação às normas de leis ferem os processos industriais.

 

Para escolher o sistema de despoeiramento ideal para sua indústria, necessário se manter atento a alguns fatores:

 

Eficiência energética: o seu sistema deve oferecer um excelente custo-benefício e a eficiência energética está diretamente aliada a de custos operacionais da sua indústria. Quanto mais eficiente for o equipamento utilizado, mais economia a empresa poderá garantir.

 

Processo de manutenção: para que o seu sistema de despoeiramento consiga entregar a performance esperada, é muito importante estabelecer um processo de manutenção regular. Por esse motivo, quanto mais prática for a manutenção do sistema melhor será o seu desempenho, evitando longos períodos de indisponibilidade.

 

Segurança: a segurança do seu sistema também deve ser uma prioridade. Os equipamentos utilizados devem ser de qualidade e resistentes, atendendo a todos os padrões de qualidade exigidos pelo mercado.

 

É muito importante contar com uma empresa especializada para elaboração e implementação de um sistema de despoeiramento industrial. Isso porque é necessário que esse sistema seja compatível com o porte e as necessidades desta indústria.