Dentro dos processos industriais, é comum que sejam produzidos diversos tipos de resíduos, que além de poluir o meio ambiente, também podem prejudicar consideravelmente a saúde dos colaboradores e trazer diversos tipos de risco, como é o caso das poeiras combustíveis.

Assim como alguns insumos utilizados podem ser perigosos, também são os resíduos que restam do seu processo produtivo na indústria. Contudo, as poeiras combustíveis não são resultantes apenas de materiais perigosos, estando presentes na manipulação de madeira, produtos químicos, grãos, tabaco, especiarias, metais leves, entre outros.

Essa poeira pode se acumular em locais fechados, e causar explosões e incêndios com facilidade. Por esse motivo, esse tipo de resíduo deve ser encarado com seriedade e gerenciado da maneira correta, de forma a prevenir acidentes e garantir a segurança de todos.

Quais os riscos dessa poeira?

Como vimos, por mais simples que possa parecer, a poeira combustível pode ser altamente explosiva, que além dos danos aos equipamentos, colocam em risco a saúde e a integridade física de todos os funcionários. Dentro da indústria, ela pode se apresentar de duas formas distintas:

A poeira que se deposita no chão, escadas e superfícies;
A poeira que fica suspensa no ar, que além de aumentarem o risco de explosões, também pode ser inalada e causar diversos problemas de saúde.

Esse tipo de poeira, ao entrar em contato com superfícies aquecidas ou com uma fonte de ignição chamas ou faíscas), causa uma grande explosão, que, dependendo da quantidade de poeira no ambiente industrial, pode se expandir com rapidez. Isso significa que, quanto mais poeira combustível estiver no ambiente, maior será a explosão causada.

Processos que são impactados pelas poeiras combustíveis

Dentro do ambiente industrial, são muitos os processos que podem ser afetados pelas poeiras combustíveis, como:

Manipulação de matéria-prima;
Corte;
Trituração;
Fresagem;
Serragem;
Polimento;
Transporte;
Entre outros.

Com isso, podemos ver que, dependendo do setor atuante da indústria, muitos (ou todos) os processos podem ser afetados pelas poeiras combustíveis. Por essa razão, elas representam um dos maiores problemas na gestão de segurança de uma empresa. A Norma NBR IEC 60079-10-2 traz normas e regulamentação específica sobre a presença de poeira combustível nesses ambientes.

Nessa norma, estão especificadas as zonas de risco de acordo com o alcance e a probabilidade de formação de nuvens de poeira. Essa classificação de áreas de risco deve ser feita por um profissional especialista e com a qualificação necessária para realizar a inspeção determinada pela norma, seguindo todos os seus critérios.

Aliado a isso, é muito importante que a empresa também estabeleça um protocolo eficiente para garantir não só a limpeza desses ambientes, como também a adoção de métodos que ajudem na coleta da poeira antes mesmo que ela seja emitida. Por um lado, a limpeza adequada ajuda na redução das partículas, mas uma ferramenta de coleta de poeira diretamente da fonte ajuda a reduzir consideravelmente os riscos trazidos por ela.

Dessa maneira, contar com um coletor de poeira é muito mais do que um investimento: é uma estratégia de segurança que visa a proteção do seu negócio e de todas as vidas que dele fazem parte, com o objetivo de remover resíduos e renovar o ar da indústria.