O sistema de exaustão é utilizado por indústrias que precisam de renovação e Purificação constante do ar, não só para melhorar o clima dentro do espaço, como também para proteger a saúde dos trabalhadores. Esses equipamentos são extremamente eficientes e contribuem para a segurança do espaço industrial.
O exaustor industrial é um aparelho desenvolvido para remoção do ar contaminado de um ambiente e substituído por um ar purificado. Por conta dessa funcionalidade, ele proporciona conforto térmico e proteção para todas as pessoas que frequentam esse espaço.
Os exaustores industriais são divididos em quatro tipos:
Exaustores axiais: contando com uma hélice que possui pelo menos nove paz e funciona em uma inclinação de 15 graus, esses exaustores são utilizados por indústrias de todos os tipos. A inclinação das hélices permite que o ar contaminado seja puxado do ambiente.
Exaustores axiais com damper: esse tipo de exaustor possui características semelhantes aos exaustores axiais, entretanto ele possui um damper sob pressão que é acoplado ao final desse equipamento. Esse damper funciona como uma camada de proteção para evitar a entrada de água da chuva, partículas, insetos e poeira.
Exaustores centrífugos: esses exaustores apresentam uma estrutura semelhante a um caracol, contendo um rotor na parte interna. Ele é muito utilizado para exaustão localizada.
Exaustores eólicos: esses exaustores não precisam de energia elétrica para funcionar sendo ativados com a força do vento e da corrente de ar. Realizando o giro em seu próprio eixo, ele permite a exaustão do ar quente dentro do ambiente industrial. Entretanto, é um equipamento de baixa pressão, e a dependência de correntes de ar faz com que ele não seja eficiente 100% do tempo.
Quais as vantagens do sistema de exaustão industrial
O principal benefício de um sistema de exaustão Industrial é a remoção do ar quente e dos agentes contaminantes que ficam presentes no ambiente. Considerando que o ar quente é mais leve do que o ar frio e acaba se concentrando na parte superior do espaço, o exaustor consegue substituir esse ar para melhorar o conforto térmico dentro desse espaço.
Outra grande vantagem é que eles ajudam a remover resíduos e fumaça que ficam no ar ambiente, protegendo a saúde dos colaboradores e garantindo um espaço de trabalho mais seguro para todos.
Leia também: Sistemas de exaustão industrial e segurança do trabalho
Qual a importância do dimensionamento do sistema de exaustão?
O dimensionamento do sistema de exaustão deve levar em consideração qual o tipo de matéria-prima manipulada nesse ambiente, os riscos ambientais, quantidade de trabalhadores, toxicidade das substâncias, entre outros fatores.
O dimensionamento correto é fundamental para garantir a eficiência e os resultados esperados com esse sistema. Por essa razão, esse processo deve ser acompanhado por uma empresa especializada, que possua todo o conhecimento técnico para entregar um sistema personalizado para sua empresa.
Esse dimensionamento deve ser feito por uma equipe de engenharia especializada que irá realizar algumas análises específicas:
- Medição de diferença de pressão;
- Medição de vazão volumétrica;
- Análise da forma de captação.
Além disso, o dimensionamento deve considerar o tamanho do espaço, de forma a implementar a quantidade ideal de equipamentos necessários para a indústria. A instalação de uma quantidade inferior à necessária pode fazer com que os agentes contaminantes não sejam removidos de acordo com o esperado, e o ar se torne perigoso para a saúde dos colaboradores.
Levando em consideração a seriedade desse sistema, é fundamental buscar ajuda de uma empresa consolidada e confiável no mercado, de forma que todo esse projeto seja desenvolvido de acordo com as especificações e demandas do espaço.