Por conta dos inúmeros resíduos que são liberados durante os processos industriais, é fundamental contar com o sistema de aspiração industrial. Esse sistema pode ser utilizado em indústrias de todos os setores como a Indústria farmacêutica, agronegócio, indústria alimentícia, Pet Care e muito mais.

 

Além de favorecer o desenvolvimento de inúmeras doenças, o acúmulo de pó dentro do ambiente industrial também pode desencadear explosões e incêndios que são extremamente perigosos para todos os trabalhadores envolvidos. Para evitar esse problema e reduzir os riscos nesse tipo de ambiente, é fundamental implementar um sistema centralizado para a aspiração industrial, que poderá remover as partículas liberadas pelos processos dentro da indústria e ajudar a estabelecer um ambiente de trabalho ainda mais seguro.

 

Leia também: Como é feita a segurança de atmosferas explosivas 

 

Algumas das partículas liberadas no ambiente industrial podem ser formadas por compostos muito perigosos, como as poeiras combustíveis, a sílica e o fumo de solda.

 

Quais são as partículas mais perigosas dentro do ambiente industrial?

 

Dependendo do setor de atuação e dos materiais utilizados nos processos industriais, podem ser liberadas partículas que ficam suspensas no ar e causam diversos problemas para a organização. Veja a seguir alguns dos principais particulares e poeiras que são liberados na indústria:

 

Fibras

 

As fibras são resíduos caracterizados pelo seu tamanho e formato. Via de regra esse tipo de particular apresenta um comprimento pelo menos três vezes maior do que o seu diâmetro e é oriunda da quebra de elementos sólidos através de processos mecânicos.

 

Fumos de solda

 

Extremamente finos, os fumos de solda são partículas que possuem em sua composição substâncias perigosas. Essa partícula é resultado dos processos e métodos utilizados no corte e solda de produtos e matérias-primas. É importante lembrar que partículas muito pequenas podem ser aspiradas durante a respiração e causar inúmeros problemas de saúde.

 

Poeira

 

A poeira também é um dos elementos mais perigosos dentro do ambiente industrial. Essa partícula pode ser resultado de processos e transportes de matéria-prima como acontece dentro da indústria do agronegócio e na indústria madeireira.

Leia também: Como controlar a poera metálica dentro das industrias 

 

Sílica

 

Quando falamos da proteção da saúde dos trabalhadores no ambiente industrial, a sílica se configura como um dos particulados mais perigosos para os colaboradores. A sílica pode ocasionar a silicose, que consiste em uma doença gerada pela inalação da sílica que acaba sendo depositada nos pulmões. Esse depósito faz com que o corpo forme uma fibrose pulmonar extremamente grave, que pode até mesmo levar à morte.

 

A importância do sistema de aspiração industrial

 

Considerando os inúmeros tipos de partículas que podem ser geradas durante os processos industriais, contar com o sistema de aspiração industrial é indispensável para proteger a saúde dos colaboradores e evitar incêndios e explosões. É muito importante que esse sistema seja desenvolvido levando em consideração o tamanho da empresa e as necessidades de aspiração durante os processos.

 

Soluções de limpeza, como o sistema central de aspiração industrial, vão ajudar a sua indústria aumentar a segurança e evitar os problemas causados por esse tipo de partícula. Dependendo da necessidade do seu negócio, o sistema de aspiração industrial pode lidar com processos diversos dentro desse ambiente, como:

 

  • Pesagem;
  • Lixamento e esmerilhamento de materiais;
  • Fracionamento e dosagem de produtos;
  • Corte de madeira e metais;
  • Furação e rebarbação;
  • E muito mais.

 

Também precisamos mencionar que, dependendo da partícula que é liberada durante os processos dentro da sua indústria, é necessário contar com o sistema de despoeiramento ou aspiração industrial que ajude a coletar e eliminar esses materiais. Isso porque, dependendo da composição dessa partícula, existe o risco de contaminação ambiental, sendo necessário adotar uma estratégia mais específica.

 

O sistema de despoeiramento ou de aspiração industrial da sua organização deve ser planejado e implementado por uma empresa capacitada, e consiga dimensionar esse sistema de acordo com as necessidades do negócio. Considerando os riscos envolvidos na eliminação de partículas e poeiras dentro do ambiente industrial, esse processo deve ser feito por especialistas.