Atualmente com o grande desenvolvimento dos equipamentos devido a demanda industrial muitas vezes acabam esquecendo do essencial que é priorizar pela vida dos nossos colaboradores os quais tornam tudo possível. A solução: sistemas de despoeiramento.

Por que pensar em sistemas de despoeiramento? Bem, algumas máquinas através do processo de fabricação acabam gerando algum tipo de resíduo que pode tornar o ar atmosférico inadequado para um ambiente de trabalho, entre eles:

  • correias transportadoras;
  • elevadores de caneco;
  • tombadores de caminhões;
  • peneiras e entre outros.

 

O sistema de despoeiramento é utilizado para filtrar o ar antes que as partículas suspensas emitidas pelos equipamentos sejam liberadas na atmosfera, de modo reduzir a poluição ambiental (atmosférica) produzida durante os diferentes processos industriais. A composição deste sistema pode conter filtros de ar, ventiladores, bem como sistema de limpeza automático de filtro, linha de dutos, válvulas, dampers e sensores conforme a necessidade da aplicação.

O principal objetivo deste sistema e filtrar todo pó suspenso pelo sistema na atmosfera o menor índice de poluição possível, para que estejam de acordo com as condições apropriadas para um ambiente adequado. Devido a este nível de risco, deve-se sempre ficar atento ao sistema, para que nenhum processo seja prejudicial a um colaborador ou mesmo a fauna e flora do local. 

Qual importância do Sistema de Despoeiramento?

O sistema de despoeiramento industrial é de extrema importância para a filtragem do ambiente, pois faz o controle das emissões de poluentes, prevenindo incêndios e explosões, reduz ainda o número de poeira suspensa no ar (tornando um ar mais limpo), torna o ambiente industrial muito mais seguro e reduz consideravelmente os impactos ambientais da indústria.

Para manter o funcionamento e o rendimento desse sistema, é essencial que o mesmo esteja bem dimensionado e que seja feita a manutenção preventiva e corretivas dos elementos filtrantes sempre que necessário. Saiba mais aqui!